“Arte que Salva” – Carmem Gusmão e Eve Picardi coordenam projeto social em Miami, e Lisa Mickler com Eve Picardi em Sandford.

0
1592

Natural de Belo Horizonte, MG, nasceu em 23 de setembro de 1961, filha de fazendeiro de forte punho artístico e de mãe, artista plástica, que enxergava poesia em tudo o que tocava, transformando roupas, bordados e telas num refinado exemplo de arte.
Carmem Gusmão não deixaria de ser verdadeiramente o que é, e o que representa para o cenário mundial de arte abstrata e contemporânea.
Aos 5 anos de idade, já se aventurava nas primeiras pinceladas. Com traços fortes, desenvoltura e muita disciplina quando o assunto era literalmente….. fazer arte.
Foi incentivada por seus pais a se matricular na Escola de Arte Célia Alvarenga, uma referência no Ensino de Arte no Estado de Minas Gerais. Um ano mais tarde, Carmem com então 13 anos, realizara sua primeira exposição de arte na cidade de Governador Valadares, MG, onde teve três de suas obras expostas, disputadas e arrematadas pelos visitantes. Com 18 anos e tantos talentos multifacetados, lançou seu primeiro livro de poesias, com memórias de sua infância e aspirações de uma artista sonhadora.
De lá pra cá, a paixão e o amor pela arte, nas mais variadas formas de representação, cresceu de forma incessante e seus trabalhos passaram a repercutir nos quatro cantos do mundo, em capas de discos e cd´s de artistas brasileiros, capas de livros e ilustrações de escritores de Portugal, Espanha, Argentina e EUA.
Carmem Gusmão tem o dom de intrigar e encantar não apenas pelo contraste, balanço e textura das cores, mas pelo bom senso de sofisticação difundido na arte abstrata, sempre com um toque de romantismo, graça, proporção e requinte.
Em 2002, se muda para a cidade de Los Angeles, no Estado da Califórnia.
Em 2009 foi premiada Internacionalmente como melhor Artista Plástica do ano pelo conceituado Press Awards.
Em 2010 teve presença consagrada no Art Basel em Miami e mudou-se para Miami Beach, em seu loft construiu seu ateliê, onde “Arte e Vida” caminham juntos 24 horas por dia, um ambiente onde boas energias, cores e formas se misturam, traduzindo um reflexo fidedigno do coração e da alma leve e encantadora da artista. E em meio as inúmeras exposições que participava, Carmem abraçou o “Projeto Arte que Salva” – idealizado e desenvolvido pela artista plástica mineira Eve Picardi, numa parceria que visa ajudar instituições com recursos provenientes de leilões de obras de arte. O Projeto Arte que Salva, não tem fins lucrativos, e tem percorrido cidades em várias partes do mundo e foi idealizado depois que a cidade de Porto Príncipe, no Haiti foi destruída pelo forte terremoto no ano de 2010, deixando crianças órfãos, sem abrigo, sem alimento e em precárias condições de saúde.
O alvo  do projeto agora é a construção de um centro multiprofissional para ajudar crianças que vivem no lixão de Gramacho, Duque de caxias- RJ e também dar suporte ao trabalho social da Florida Dream Center, na comunidade Goldsboro em Sanford.
Serão mais de 50 artistas entre brasileiros residentes na Florida e no Brasil, e também de várias nacionalidades, que doaram suas obras de arte para o leilão.
O leilão será no dia 26 de março, às 6 pm
Endereço: Saccaro USA, 3466 N Miami Ave, Miami, FL 33127
visite Arte que Salva na página no Facebook.

carmem 3

carmem 4

carmem 5

Baseado no texto de Cintia Silva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.