As novas regras de bagagem despachada das aéreas internacionais

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Veja as regras das aéreas que voam do Brasil para o exterior; muitas diminuíram o peso da franquia para uma mala de 23 kg
Air France e KML anunciaram em 20 de setembro de 2017 mudanças em sua política de despacho de bagagens. A partir do dia 27 de setembro de 2017 a franquia de duas malas de 32 kg na classe econômica foi substituída por duas malas de 23 kg. Para os bilhetes comprados até 26 de setembro de 2017 ainda vale a regra “velha”, que são dois volumes de 32 kg cada um
 
Iberia e British Airways anunciaram uma mudança na sua política de despacho de bagagem para passagens compradas a partir do dia 22 de janeiro de 2018. British, que antes permitia a franquia de despacho de duas malas de 32 kg para a classe econômica, mudará para duas peças de 23kg cada.
 
De acordo com o call center da Iberia, a tarifa mais em conta, a Turista Econômica, que antes permitia apenas uma bagagem de 23kg, agora permitirá duas unidades de 23kg.
 
A Gol, que antes cobrava R$10 na primeira peça de bagagem nos canais digitais (pela tarifa Light) passou a cobrar R$30 por cada mala de 23kg que for despachada em voos nacionais. Para voos internacionais, o preço da primeira mala passou a valer R$35 nos canais digitais e R$70 no balcão.
 
A American Airlines anunciou recentemente uma mudança na política de despacho de bagagem. A companhia que antes permitia uma franquia de duas peças de 32 kg para voos envolvendo o Brasil, agora permite a franquia de duas peças de 23kg cada.
 
A política das aéreas para o despacho de bagagens em voos internacionais
 
Aerolíneas Argentinas
Em voos do Brasil para a América do Sul, a franquia é de uma de 23 kg na classe Economy e de 30 kg na classe Club Economy. Para viagens para e do Brasil até a Espanha, Itália, Estados Unidos, México e República Dominicana, inclui-se no bilhete duas peças de 32 kg.
 
Aeroméxico
Os voos que tem como origem ou destino o Brasil poderão despachar duas peças de 23 kg cada na classe econômica e três peças de 32 kg cada na classe Premier. A nova política, que entrou em vigor no dia 11 de setembro, não se aplica para os passageiros que adquiriram as passagens antes desta data.
 
Air Canada
Mantém a franquia de duas peças de 32 kg gratuitas para todos os voos com saída e destino no Brasil.
 
Air China
Nos voos envolvendo o Brasil, a franquia permanece a de duas peças de 32 kg na primeira classe e classe executiva, e de uma peça de 23 kg para a classe econômica.
 
Air Europa
Com viagens de ou para o Brasil, a franquia é de duas bagagens de 23kg para a classe Turística e de três peças de 32 kg para a classe business.
 
Air France
Para viagens de ida e volta cujo primeiro voo decola do Brasil, passageiros podem despachar, sem custo, duas malas de 23 kg na categoria Economy.
 
Alitalia
Mantém a franquia de duas peças de 32 kg em voos saindo do Brasil. Já em voos com destino ao Brasil, a franquia é de duas peças de 23 kg. Na classe executiva, a franquia é de duas malas de 32 kg.
 
American Airlines
Os viajantes poderão levar duas bagagens de até 23kg na classe econômica.
 
Avianca
Nos voos para a América do Sul, a franquia é de uma peça de 23 kg na classe econômica e duas peças de 23 kg na classe executiva. Já para voos para os Estados Unidos a franquia é de duas peças de 23 kg cada.
 
Azul
Para voos com destino à Europa e Estados Unidos, a franquia da classe econômica é de duas peças de 23 kg. Para o resto da América do Sul, a franquia é de um volume de 23 kg.
 
Boliviana de Aviación
Em voos do Brasil à Argentina e à Bolívia, permite o despacho de uma peça de 30 kg e bagagem de mão de 7 kg. Do Brasil até Miami e Madri, a franquia para despacho é de duas peças de 23 kg, com bagagem de mão de no máximo 10 kg.
 
British Airways
A partir de 22 de janeiro de 2018, os passageiros poderão levar duas bagagens de até 23 kg cada nas categorias econômica e econômica premium. Para a primeira classe e a classe executiva, a regra de duas peças de 32 kg será mantida.
 
Condor
Para viagens que começam no Brasil, a franquia é de duas peças de 32 kg para todas as classes.
 
Copa Airlines
Nos voos para a América Central e a América do Sul, a franquia é de duas peças com peso máximo combinado de 32 kg – exceto Venezuela para onde se pode levar no máximo duas peças de 23 kg cada. Para voos até Canadá e EUA, a franquia é de duas bagagens de no máximo 32 kg. Já para o México a franquia fica de duas peças de 23 kg cada.
 
Delta
A franquia inclui na passagem econômica duas peças de 23 kg cada. Na primeira classe, são duas peças de 32 kg cada.
 
Emirates
Em voos com saída do Brasil, a franquia é de dois itens de bagagem de até 23 kg na classe econômica e dois itens de até 32 kg na primeira classe e na classe executiva. Como essa mudança foi feita recentemente, se você comprou um bilhete antes de 1º de agosto, tem direito a duas peças de 32 kg, em qualquer classe.
 
Ethiopian
Mantém a franquia de duas peças de 32 kg para os brasileiros.
 
Gol
Desde 20 de junho a Gol tem uma nova classe tarifária, chamada Light, em que a primeira peça de bagagem despachada custa US$ 30 nos canais digitais e US$ 60 no balcão de check-in, para voos nacionais. Para voos internacionais, o preço da tarifa da primeira mala é de R$35 nos canais digitais e R$70 no balcão. O limite de peso das peças para todas as tarifas é de 23 kg.
 
Iberia
A partir de 22 de janeiro de 2018, a companhia permitirá duas bagagens de 23 kg na classe Turista Econômica. Na classe executiva continua a franquia de três peças de 32 kg.
 
KLM
Passageiros que forem embarcar a partir de 27 de setembro poderão despachar, sem custo, duas malas de 23 kg na categoria Economy. Na classe executiva, são duas peças de 32 kg.
 
Latam
Para passagens emitidas a partir de 18/5, a nova franquia internacional é de uma peça de 23 kg entre Brasil e demais países da América do Sul, e de duas peças de 23 kg para voos entre Brasil e América do Norte, Europa, África e Oceania.
 
Lufthansa
Permite dois volumes de 32 kg na classe econômica para voos saindo do Brasil.
 
Meridiana
A companhia permite aos brasileiros a franquia gratuita de duas peças de 23 kg.
 
Qatar
A franquia permanece a de duas peças de 32 kg.
 
Royal Air Maroc
Tem franquia de duas peças de 32 kg nas classes econômica e premium, para passageiros brasileiros.
 
Surinam
Para o voo entre Belém e Paramaribo, inclui-se a franquia de uma peça de 30 kg. Já em voos começando no Brasil com destino à Europa, Oriente Médio e EUA, vale a franquia de duas peças de 32 kg.
 
SWISS
Mantém a franquia gratuita de duas peças de 32 kg para voos começando no Brasil.
 
Taag
Para a classe econômica, a franquia é de duas peças de 23 kg. O mesmo serve para a classe executiva e a primeira classe, que permite o despacho de duas peças de 32 kg.
 
Tacv
Nos voos do Brasil para a Europa e Cabo Verde, a franquia incluída é de duas peças de 23 kg cada, e para Dakar e Bissau, o máximo é de uma peça de 32 kg.
 
TAP
Uma nova classe tarifária foi criada, a Discount, que só dá direito a uma bagagem de mão de no máximo 10 kg. Nessa categoria, o passageiro pagará US$ 45 para despachar uma mala se adquirir o serviço com antecedência superior a 36 horas. Pagará US$ 80 se o fizer com menos de 36 horas do embarque. Se deixar para comprar o serviço no check-in, vai pagar U$S 175 pelo primeiro item despachado.
 
A franquia para as outras tarifas da classe econômica (Basic, Classic e Plus) também mudou: a Basic dá direito a uma peça de bagagem de até 23kg; a Classic dá direito a duas peças de até 23kg e a Plus, que permite até 3 peças de até 23kg cada.
 
Turkish
Os voos operados no Brasil e Argentina (para a Turquia e outros destinos) permitem franquia gratuita de bagagem de duas peças de 32 kg cada, na classe econômica.
 
United
Para passagens compradas a partir do dia 13 de julho, inclui-se a franquia de duas peças de até 23 kg na classe econômica. Para as demais tarifas, inclui-se duas peças de até 32 kg.
 
Fonte: Ariene Leite e Laís Ribeiro / Viagem e Turismo Abril

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