Conheça os 10 países mais bem preparados para receber turistas.

0
945

A Espanha ficou em primeiro lugar em um ranking do Fórum Econômico Mundial sobre as condições oferecidas a turistas em 144 países. O relatório, intitulado Índice de Viagens e Competitividade Turística, foi elaborado a partir da análise de informações sobre aspectos como recursos culturais e infraestrutura — que renderam bons resultados para a Espanha. Segundo a organização, a primeira colocação deve ser vista como um bom indicativo pelo governo local, que adotou políticas de austeridade nos últimos anos para tentar superar a grave crise econômica.
Também foram levados em conta aspectos como abertura para investimentos, sustentabilidade ambiental, recursos naturais, infraestrutura do transporte aéreo, além de questões ligadas aos sistemas de saúde, higiene e segurança. Outro tópico analisado diz respeito ao gasto médio dos turistas. A quantia foi calculada por meio da divisão entre o total de dólares movimentados pelos visitantes e o número de turistas estrangeiros que entraram no país.
Em um quesito os países mais bem colocados não foram bem: os custos de viagem, ou competitividade de preços. Este critério diz respeito a gastos básicos que encarecem uma viagem, como o valor de passagens aéreas e hospedagem, o preço dos combustíveis e o custo vida.
O Brasil ficou com a 28ª posição no ranking geral. O país teve boa avaliação no que se refere a recursos naturais abundantes e ficou com a oitava colocação em diversidade cultural. Contra o país pesaram as péssimas notas em infraestrutura e ambiente de negócios. Também não contaram a favor dados sobre segurança, abertura internacional e a prioridade dada pelo governo para o setor de viagens e turismo.

1º – Espanha

Espanha
A Espanha apresentou o melhor resultado na avaliação de recursos culturais. Ficou entre os dez melhores nos quesitos infraestrutura de serviços turísticos, atenção do governo federal ao setor de turismo e infraestruturas terrestre e portuária.

2º – França

A França conseguiu muitos pontos em recursos culturais e também teve bom desempenho em saúde, infraestruturas terrestre e portuária, infraestrutura de serviços turísticos e em recursos naturais.

3º – Alemanha

alemanha
A Alemanha ficou na segunda posição da lista de serviços de saúde. O país esteve também obteve avaliações positivas em infraestruturas terrestre e portuária e em recursos culturais.

4º – Estados Unidos

EUA
Os Estados Unidos apresentaram a segunda melhor infraestrutura de transporte aéreo e ficaram na terceira posição na lista de recursos naturais. O país também foi bem avaliado no quesito infraestrutura de serviços de turismo.

5º – Reino Unido

reino unido
O Reino Unido conseguiu boa avaliação em ambiente de negócios, recursos humanos e mercado de trabalho, serviços de internet, infraestrutura de transporte aéreo, recursos naturais e culturais.

6º – Suíça

O país foi o mais bem avaliado em sustentabilidade ambiental e recursos humanos e mercado de trabalho. Ficou entre os melhores em ambiente para negócios, infraestrutura de transporte aéreo, serviços de internet, infraestruturas portuária e terrestre e infraestrutura dos serviços de turismo.

7º – Austrália

A Austrália apareceu em segundo lugar na avaliação dos recursos naturais e ficou entre os dez mais em infraestrutura de transporte aéreo e recursos culturais.

8º – Itália

A Itália ficou em terceiro lugar em infraestrutura para serviços turísticos e recursos culturais.

9º – Japão

O Japão ficou entre os dez mais bem colocados nos critérios recursos culturais e serviços de internet.

10º – Canadá

O Canadá apresentou a melhor infraestrutura de transporte aéreo e ficou entre os dez melhores no quesito recursos humanos e mercado de trabalho.

Fonte: Veja