Dicas de segurança para fazer compras em Miami e Orlando.

0
5687

Fazer compras nos Estados Unidos é uma das principais atividades para os brasileiros que visitam o país. Isso é ótimo, pois gerou um interesse enorme dos lojistas que em alguns casos tem contratado pessoal de vendas que fala português o que facilita muito a vida de quem vem fazer compras mas não é fluente em inglês, principalmente na Flórida. Mas nos últimos anos, com todo esse boom de brasileiros saindo de sacolas cheias das lojas, surgiu um novo problema: furtos.
Quem mora no Brasil sabe disso muito bem e mesmo que em menor escala, nos Estados Unidos e em vários lugares do mundo também acontece. É um problema de cidades grandes, que atraem todo tipo de gente e no caso de um destino turístico onde os brasileiros são conhecidos por comprarem muito, infelizmente não tem como fugir.
A maior parte dos casos de furto acontecem por uma combinação de fatores: lugares com muita gente, turistas distraídos, bolsa acessível ou no caso dos hotéis, quartos com que dão para a rua.

Dicas

Evite dor de cabeça, aqui vão algumas dicas de segurança para quando você for viajar para Miami, Orlando, Nova York ou qualquer outro destino pelo mundo.

Ao estacionar procure um local seguro e iluminado e se for fazer muitas compras, utilize os serviços de Valet do shopping (em Orlando e na Flórida em geral eles custam entre US$6.00 e US$10.00).

Nunca deixe as compras visíveis no banco do carro e volte para fazer mais compras.

Preste atenção ao parar em lugares para colocar ou retirar as compras, olhe em volta e verifique se não há pessoas de olho nas suas atividades.

Se precisar parar para comer, tome cuidado aos deixar seus pertences e bolsas de compras em cadeiras ou no chão.

Não deixe bolsas de compras com lojistas para experimentar roupas no provador.

Evite mostrar muita quantidade de dinheiro ou cartão.

Ande sempre com a bolsa onde tem documentos, dinheiro e cartão perto do seu corpo.

Não deixe bolsas (de dinheiro e as de compras) em carrinhos de bebê ou sem alguém por perto de olho o tempo todo.

 

compras 2

 

No Hotel:
Se você vai fazer muitas compras, tenha mais cuidado na hora de escolher o hotel. As vezes pagar um pouco mais pode valer a pena para estar em um lugar seguro.

Evite os hotéis tipo “motel americano”, que tem portas e janelas com saídas para o estacionamento e podem facilitar os furtos.
Procure um hotel com entrada, recepção e de preferência segurança no elevador – alguns precisam do cartão para subir nos andares.

Não deixe eletrônicos e compras espalhadas pelo quarto em bolsas abertas. Utilize o cofre para guardar documentos, cartão reserva e eletrônicos.

Se fez muitas compras, tire das bolsas e coloque nas malas e não deixe o lixo, das caixas de eletrônicos dentro ou na frente do quarto.

Se possível deixe para fazer compras no último dia.

Em caso de Furto entre em contato a polícia local a fim de registrar queixa (“file a report”).
Entre em contato com o Consulado a fim de comunicar o ocorrido, em especial em caso de perda de documentos.

Tão logo regresse ao Brasil, comunique o fato também as autoridades policiais brasileiras e aos órgãos emissores dos documentos furtados.

Lista de Consulados Brasileiros nos Estados Unidos.

Consulado Geral do Brasil em Miami
Endereço: 80 SW 8th Street, 26º andar
Miami, FL 33130
Telefone: (305) 285-6200
Fax: (305) 285-6229

Consulado Geral do Brasil em Nova York
Endereço: 225 East 41st Street 
 New York, NY 10017-6927
Telefone: (917) 777-7777

Consulado Geral do Brasil em Washington
1030 15th Street, NW
Washington DC 20005
Telefone: (202) 238-2700
Fax: (202) 238-2827

Consulado Honorário do Brasil em San Diego
5631 Limerick Ave. San Diego, CA
Telefone: 858-279-2378