EUA anunciam novos requisitos para países participantes de programa de isenção de visto

1
7021
O Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira (15) medidas para reforçar fiscalização sobre visitantes procedentes da Europa e de outros países que não precisam de vistos para entrar no território americano por um período limitado de tempo.
 
Segundo a Associated Press, os países contemplados no programa deverão utilizar as informações antiterrorismo fornecidas pelos norte-americanos para verificar os viajantes que cruzam suas fronteiras – inclusive aqueles que não tenham como destino ou origem os EUA.
 
A decisão terá efeito imediato e afetará os visitantes beneficiados pelo Programa de Isenção de Vistos (VWP, na sigla em inglês), que permite os cidadãos de 38 países viajar para os EUA sem a necessidade de visto por um período inferior a 90 dias. Calcula-se que o programa beneficia cerca de 20 milhões de pessoas anualmente.
 
“Os Estados Unidos enfrentam um inimigo adaptável e ágil, na medida em que os terroristas seguem estudando as vias para entrar em nosso país e conduzir, possibilitar ou inspirar ataques contra nós”, afirmou a pasta em um comunicado, justificando as mudanças.
 
O Departamento de Segurança Nacional disse que espera colaboração dos demais países, mas cogita aplicar diferentes medidas contra aqueles que não cumprirem as exigências. Entre essas iniciativas está a possibilidade de excluir o país do programa de isenção.
 
Conscientização
Representantes do Departamento de Segurança Nacional indicaram que os EUA exigiram que Portugal, Hungria, San Marino e Grécia iniciem uma campanha para informar aos seus cidadãos sobre as regras que devem ser cumpridas para se beneficiar do programa de isenção.
 
Mais de 2% dos cidadãos desses quatro países ficam nos EUA sem autorização além do período de estadia máxima permitido. Por isso, o governo de Donald Trump pediu que medidas sejam tomadas. Uma possibilidade, segundo a Reuters, é punir aqueles que ultrapassam o período permitido de forma que eles não possam mais viajar para os EUA sem emitir visto.
 
“Essa campanha informativa deve explicar quais são as regras para quem é admitido nos EUA e quais são as consequências para aqueles que não cumprirem [as normas]”, explicou um funcionário americano à agência de notícias Efe.
 
Fonte: Globo

1 Comentário

  1. I have noticed you don’t monetize your blog, don’t waste your traffic,
    you can earn additional bucks every month because you’ve got hi quality content.
    If you want to know how to make extra $$$, search for: Boorfe’s
    tips best adsense alternative

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here