Furacão Irma chega ao litoral de Cuba e se aproxima dos EUA

0
2085
O furacão Irma, que foi rebaixado para a categoria 4, mas ainda mantém ventos de aproximadamente 250 km/h, está sobre o litoral cubano na tarde desta sexta (8), e segue em direção ao sul dos Estados Unidos, onde deve chegar entre a noite de sábado e a manhã de domingo, de acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês).
 
Ainda nesta sexta são esperadas fortes tempestades em Cuba e na região central das Bahamas, após grande devastação provocada pela manhã nas ilhas Turks e Caicos e no sudeste das Bahamas. Até o momento pelo menos 21 pessoas já morreram em decorrência da passagem do Irma pelo Caribe.
 
Um dos locais mais afetados foi Barbuda, onde o primeiro-ministro, Gaston Browne, estimou que 90% da ilha foi destruída e mais de 60% da população ficou desabrigada. Houve ainda grande destruição nas ilhas de São Bartolomeu e São Martinho e em Porto Rico milhares de pessoas ficaram sem fornecimento de energia.
 
Nos EUA, estados na rota prevista do Irma decretaram estado de emergência: Flórida, Virginia, Carolina do Sul, Carolina do Norte, Georgia e Alabama. Além disso, o presidente Donald Trump também decretou emergência em alguns deles, garantindo que o apoio federal será imediato em caso de necessidade.
 
Furacão Irma provoca destruição e mortes no Caribe e ruma para os EUA
 
Diversos condados da Flórida emitiram ordens de evacuação obrigatória e voos de entrada e saída do estado foram cancelados. Escolas, universidades e prédios públicos permanecerão fechados pelo menos até segunda-feira e centenas de abrigos já foram providenciados. Nesta sexta, a Disney anunciou que fechará seu complexo de parques próximo a Orlando por pelo menos dois dias.
 
O presidente Trump, reforçando apelos dos governadores da região, pediu que a população “saia do caminho” do Irma e se proteja em locais seguros.
 
José e Katia
José, outro furacão que está sobre o Atlântico e deve ter uma trajetória parecida com a de Irma, foi elevado à categoria 4 nesta sexta-feira e estava com ventos de 240 km/h às 17 horas (horário de Brasília), momento em que se posicionava a 540 km das Ilhas Leeward, no Caribe. Ilhas já atingidas pelo Irma mantém estados de alerta e emergência por uma possível passagem de José, também com grande potencial de destruição.
 
Já o furacão Katia, que está sobre o Golfo do México, a 195 km de Tampico e a 200 km de Veracruz, no México, é um fenômeno de categoria 2 e oferece riscos menores, apesar dos ventos de 165 km/h. A previsão é de que o fenômeno chegue em terra na noite de sábado, para depois se enfraquecer e se tornar uma tempestade tropical.
Fonte: Globo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here