GREEN CARD: Para quem tem parentesco direto com cidadão americano.

0
67770

De acordo com as regras de imigração americana, há diversas formas de obter o Green Card (residência permanente  nos Estados Unidos) por meio de relações familiares.  Neste post falaremos sobre uma destas situações, aquela em que o interessado possui um vínculo familiar direto com um cidadão americano. Por exemplo, se você é um cidadão brasileiro que se casou com um cidadão americano. Neste caso, você poderá solicitar o documento de forma que possa viver e trabalhar legalmente no País, sem nenhum problema.

A seguir explicamos como é o processo de solicitação do Green Card caso você tenha uma relação familiar direta com um cidadão americano. Lembramos que, neste caso, este cidadão será o responsável por você neste processo, ou seja, ele será o seu patrocinador (em inglês, “sponsor”)

1 – Quem tem direito a candidatar-se ao Green Card por parentesco direto com cidadão americano:

Cidadãos americanos podem solicitar permissão ao Governo Americano para que certos parentes diretos possam viver permanentemente nos Estados Unidos.
A relação de parentesco restringe-se a:

cônjuges (esposas/maridos);
filhos solteiros menores de 21 anos;
e pais (desde que o cidadão americano tenha 21 anos ou mais).

2 – O processo é demorado?

Não encontramos informação específica a respeito do prazo. Porém, parentes relativos tem prioridade no processo de imigração e não precisam esperar na fila para receber um número de visto para que possam imigrar porque existe um número ilimitado de vistos para esta categoria. Por este motivo, acreditamos que o processo seja rápido. Segundo informações do Serviço de Imigração Americano (USCIS), parentes imediatos têm um número de visto imediatamente disponível.

3 – É  preciso estar nos EUA para solicitar o Green Card ?

Não há esta exigência. O Green Card neste tipo de situação pode ser solicitado mesmo que a pessoa interessada não esteja no País.
4 – Como solicitar o Green Card estando nos EUA?

Se você já está nos Estados Unidos, a solicitação poderá ser feita de duas maneiras:

1ª Opção:
Em um único passo:
1. A pessoa interessada em obter o Green Card deve preencher um formulário chamado Form I-485 (Solicitação de Registro de Residência Permanente ou Atualização de Estado).

2. Ao mesmo tempo, o cidadão americano deve preencher o formulário chamado Form I-130 (Solicitação para parentes estrangeiros).
2ª Opção:
Em dois passos:
Passo 1:
O cidadão americano deve preencher o formulário Form I-130 para você e este deve ter sido aprovado ou estar pendente;

Passo 2:
Após você receber o Form I-797 (Notificação de Ação), informando que o formulário I-130 foi recebido ou aprovado pelo órgão responsável, então você pode preencher o formulário Form I-485. Ao enviar este formulário para o órgão responsável, você deverá enviar, também uma cópia do formulário Form I-797, que recebeu.
Obs: Na opção 2, você poderá enviar o Form I-485 a qualquer momento, desde que o Form I-130, enviado pelo cidadão americano, não tenha sido negado.

residenciapermanente

5 – Como solicitar o Green Card se não estiver nos EUA?

Se você estiver fora dos Estados Unidos, você poderá obter a residência permanente por meio do processamento consular. Neste caso, o Serviço de Imigração Americano (USCIS) trabalha em conjunto com o Centro Nacional de Vistos do Departamento do Estado (CNV) para emitir o Green Card e, a pessoa passa a ser considerada residente permanente, no momento em que entra no País.

Saiba como funciona este processo detalhadamente no post “Saiba como funciona o Processamento Consular para o Green Card.