Morre Kobe Bryant a lenda do basquete da NBA em acidente de helicóptero

Kobe Bryant morre em acidente de helicóptero: a carreira da lenda do basquete da NBA

0
215

Kobe Bryant morre em acidente de helicóptero: a carreira da lenda do basquete da NBA


O ex-jogador Kobe Bryant, lenda do basquete americano, morreu no domingo (26/01/2020) vítima de um acidente de helicóptero aos 41 anos.


A causa do acidente ainda está sendo investigada.


Bryant é considerado um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos — ele entrou para a NBA, liga de basquete americana, aos 17 anos e se aposentou em abril de 2016.


“LA está sofrendo com a família Bryant pela perda de Gianna, que faleceu com seu pai e amigos na tragédia de hoje”, escreveu o Prefeito Garcetti no Twitter.


Além de Bryant, morreram ainda outras oito pessoas que também estavam no helicóptero – entre elas, a filha de 13 anos do ex-jogador da NBA, Gianna Maria.

A informação foi publicada originalmente pelo site americano “TVZ” e foi confirmada posteriormente.


Nenhum tripulante do helicóptero sobreviveu. Entre os outros tripulantes mortos, além de Bryant e da filha Gianna, estão o piloto do helicóptero, uma colega do time de Gianna e um parente dessa colega. Eles estavam a caminho de um centro de treinamento, no Norte de Los Angeles. Bryant tinha quatro filhas.


A informação de que nove pessoas estavam no helicóptero, incluindo Kobe Bryant, é da polícia local.

Primeiramente, a informação era que cinco pessoas estavam na aeronave.

A polícia local ainda falou na coletiva de imprensa que a equipe encontrou destroços do helicóptero e agiu para acabar com o incêndio no local, além de preservar o ambiente para as investigações. A identificação por DNA ainda será feita para ter uma confirmação oficial da identidade das pessoas.


A mulher de Bryant, Vanessa, não está na lista de vítimas. O modelo do helicóptero era Sikorsky S-76, do ano de 1991, segundo o porta-voz da Administração Federal de Aviação, Allen Kenitzer. O acidente foi às 9h47 da manhã no fuso horário local (14h47 em Brasília).

Havia nuvens e nevoeiros naquele momento, mas ainda não está claro se o tempo teve alguma relação com o acidente. O fogo na aeronave só foi apagado aproximadamente uma hora depois, já que houve dificuldade em razão do elemento químico magnésio.


Bryant começou a carreira de jogador de basquete profissional em 1996 e foi campeão da NBA cinco vezes (2000, 2001, 2002, 2009 e 2010). O ex-jogador da NBA também chegou a conquistar duas medalhas olímpicas (2008 e 2012) e se aposentou das quadras em 2016.


Neste domingo (26), Bryant parabenizou nas redes sociais o jogador de basquete LeBron James por tê-lo ultrapassado e assumido o terceiro lugar na lista de maiores pontuadores da história da NBA neste sábado (25), durante uma partida contra o Philadelphia 76ers.

A carreira da lenda do basquete da NBA em números:


1 -É o número de vezes que foi eleito Jogador Mais Valioso (Most Valuable Player) da NBA. O prêmio é concedido ao jogador com melhor desempenho na temporada — 2007-2008, no caso de Bryant.
Também é o número de estatuetas do Oscar que ele conquistou. Bryant ganhou o Oscar de melhor curta-metragem de animação em 2016 por Dear Basketball (“Querido Basquete”, em tradução livre), um filme de cinco minutos baseado em uma carta de amor ao esporte que ele escreveu em 2015.


2 -O número de prêmios de Jogador Mais Valioso das Finais da NBA (Finals MVP) conquistados por Bryant, em 2008-2009 e no ano seguinte.
É também a soma de medalhas de ouro olímpicas que ele colecionou, ajudando os Estados Unidos a subir ao degrau mais alto do pódio em 2008 e 2012.
E o número de camisas aposentadas pelo Los Angeles Lakers em sua homenagem — oito e 24.


4 -Quantas vezes Bryant venceu o prêmio de Jogador Mais Valioso do All-Star Game (partida amistosa anual em que participam os melhores jogadores do ano) — 2001-2002, 2006-2007, 2008-2009 e 2010-2011.
Trata-se de um recorde na história da NBA, empatado com Bob Pettit.


5 -Bryant venceu cinco campeonatos da NBA.


9 -Apenas quatro jogadores na história da NBA — Kobe Bryant, Michael Jordan, Kevin Garnett e Gary Payton — foram selecionados nove vezes para o Primeiro Time de Defesa da NBA (All-defensive first team).


11 -Número de vezes em que foi convocado para o primeiro time da NBA (All-NBA First Team), empatado com Karl Malone. LeBron James é o único jogador que conseguiu o feito 12 vezes.


15 -É o número de vezes que Bryant disputou como titular a partida anual do All-Star Game da NBA — sendo o segundo colocado neste quesito na história da liga, ficando uma participação atrás de LeBron James, que foi convocado pela 16ª vez para o jogo há dois dias.


16 -Número de vezes em que Bryant jogou no dia do Natal — mais uma vez, um recorde na história da NBA.


18 -lém de jogar como titular 15 partidas, Bryant foi escalado para o All-Star Game 18 vezes seguidas. É a sequência mais longa da história da NBA — e apenas Kareem Abdul-Jabbar, com 19 convocações, disputou mais vezes o All-Star Game.


20 -Bryant passou 20 temporadas no Los Angeles Lakers. Apenas Dirk Nowitzki, que disputou 21 temporadas no Dallas Mavericks, teve uma carreira mais longeva em um único clube na NBA.


25 -É o número de jogos em que marcou 50 pontos — apenas Wilt Chamberlain (118) e Michael Jordan (31) marcaram 50 pontos mais vezes.


60 -O número de pontos marcados contra o Utah Jazz em sua partida de despedida. Foi a sétima vez em que ele marcou 60 pontos — e a primeira vez que alcançou o feito desde 2009.


81 -Quando o Los Angeles Lakers venceu o Toronto Raptors por 122 a 104 em 22 de janeiro de 2006, Bryant marcou 81 pontos. Apenas Wilt Chamberlain, que fez 100 pontos em uma partida em 1962, marcou mais.


5.640 -A pontuação de Bryant nos playoffs da NBA é a quarta maior da história da liga americana, atrás apenas de LeBron James (6.911), Michael Jordan (5.987) e Abdul-Jabbar (5.762).

33.643 -Bryant, que estreou na temporada 1996-1997, marcou 33.643 pontos na temporada regular, ficando em quarto lugar na lista de melhor pontuação de todos os tempos, atrás apenas de Abdul-Jabbar (38.387), Karl Malone (36.928) e LeBron James (33.655), que ultrapassou Bryant enquanto jogava pelo Los Angeles Lakers no domingo.


Em uma das últimas postagens no Twitter antes de morrer, Bryant parabenizou James:
“Continue levando o jogo pra frente”, escreveu. “Muito respeito, irmão.”


48.637 -Quantidade de minutos jogados — o oitavo tempo mais alto da NBA.


Fonte: BBC News / Globo.com Foto: Matt Slocum/AP Harry How/Getty Imagens

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.