Nova York

1
1843
Nova Iorque (em inglês: New York) é um dos 50 estados dos Estados Unidos, localizado na região centro-atlântica do país. É o maior centro financeiro e comercial do país, e o quarto maior centro industrial dos Estados Unidos, perdendo apenas para a Califórnia, o Texas e Ohio, e está localizado no nordeste do país.
O estado não deve ser confundido com a cidade de mesmo nome, a cidade de Nova York, localizada ao sul do estado. Por isto, o estado às vezes é chamado de Estado de Nova York (New York State). Além de ser a maior cidade do estado, Nova York, com seus 8,5 milhões de habitantes (aproximadamente a metade da população do estado), é também a cidade mais populosa dos Estados Unidos. Nova York tornou-se o estado mais populoso do país por volta de 1810, sendo ultrapassado pela Califórnia na década de 1960, e pelo Texas na década de 1990, e atualmente é o terceiro estado mais populoso dos Estados Unidos, com 19,4 milhões de habitantes.
mapa-nova-york
O apelido de Nova Iorque é Empire State. Historiadores acreditam que este apelido vêm de um comentário feito por George Washington – ele uma vez comentou que Nova York era o “centro do império” (norte-americano). O lema do estado é Excelsior. A palavra excelsior que vêm do latim, e significa “sempre acima”, “sempre no topo” ou “mais alto ainda”.
Nova York foi originalmente colonizado por holandeses, que chamaram a região de Novos Países Baixos. Eles também fundaram um assentamento na ilha de Manhattan, chamado de Nova Amesterdã. Quando a Inglaterra capturou o estado dos neerlandeses, eles renomearam tanto o estado quanto a cidade, localizada em Manhattan, de New York. Nova York foi uma das treze colônias britânicas que rebelaram-se na Guerra da Independência dos Estados Unidos, e um terço de todas as batalhas aconteceram no estado. Após a guerra, tornou-se o décimo primeiro estado a entrar na União, em 26 de julho de 1788.
 
O estado de Nova York limita-se com o lago Erie a oeste; com o lago Ontário bem como o rio Niágara e as províncias canadenses de Ontário e Quebeque ao norte; os estados norte-americanos de Vermont, Massachussets e Connecticut a leste; o oceano Atlântico a sudeste; e a Nova Jérsei e a Pensilvânia ao sul. Está localizado no estado de Nova York o único enclave extraterritorial internacional dentro dos Estados Unidos, a sede da ONU.
A região sul do estado de Nova York- constituída pela cidade de Nova York e seus subúrbios – pode ser considerada o núcleo central de uma megalópole, uma supercidade que se estende desde Boston até Washington, DC. O estado de Nova Iorque é muito associado com a cidade de mesmo nome. Porém, a megalópole não é o único aspecto do estado. O resto do estado é dominado por fazendas, florestas, rios, montanhas e lagos. Uma das atrações turísticas mais conhecidas de Nova York – bem como dos Estados Unidos – é a Cataratas do Niágara, localizadas no noroeste do estado, junto à fronteira canadense.
Niagara
A leste da cidade de Nova York estende-se uma ilha, propriamente chamada de Long Island (Ilha Longa), que se estende por aproximadamente 190 quilômetros, ocupados pelos condados de Nassau e Suffolk. Árvores foram de grande importância ao longo da história do estado e da cidade de Nova York, contribuindo muito para sua economia. Atualmente, altas árvores podem ser vistas até mesmo na região metropolitana de Nova York. Uma delas, a queens giant, é a árvore mais alta e velha na região.
Com um pouco mais de 141 mil quilômetros quadrados, é o 27º maior estado americano em área do país. O litoral do estado possui cerca de 204 quilômetros de extensão. Contando-se todas as regiões banhadas pelo mar – baías, estuários e ilhas oceânicas – este número salta para 2 977 quilômetros. Nova York possui cerca de dois mil lagos e lagoas, e florestas cobrem aproximadamente metade do estado.
 
Principais cidades
O estado de Nova York é altamente urbanizado. Cerca de 84% da população vive nas cidades, e aproximadamente 92% vive em uma das treze áreas metropolitanas de Nova York. Destas 13 áreas metropolitanas, três delas possuem mais de um milhão de habitantes: Nova York, Buffalo e Rochester. 
New-York
78235puz_TimesSquare_.Composite
 big
Principais cidades
Nova York, Buffalo, Rochester, Yonkers, Syracuse, Albany (capital), Niagara Falls, White Plains, New Rochelle, Mount, Vernon, Schenectady, Utica, Binghamton, Ithaca e Troy.
 
Nova York é um Estado ao mesmo tempo conhecido e cheio de surpresas. Da emoção da pesca submarina no Oceano Atlântico longe da costa de Long Island à tranquilidade das caminhadas e dos barcos a remo nas Montanhas Adirondack, há tesouros esperando para serem descobertos.
 
Só aqui você pode planar sobre o “Grand Canyon do Leste”, o Letchworth State Park, em um balão de ar quente, participar de demonstrações ao vivo de insuflação de vidro no Corning Museum of Glass e de degustações de vinícolas premiadas nos Finger Lakes. Embarque no Maid of the Mist, nas Cataratas do Niágara, e navegue bem perto de uma das maravilhas naturais do mundo. Explore um museu nas montanhas Catskills, onde houve o festival de música de Woodstock na década de 1960.
Letchworth State Park Horizontal-L
 
Atravesse o mais longo sistema de canais do país, faça turismo em uma cervejaria artesanal e descubra as cavernas subterrâneas da região central de Nova York. Reviva a história da América colonial e da Guerra da Independência nos arredores da capital Albany e assista a uma eletrizante corrida dos melhores puros-sangues do mundo no evento esportivo mais antigo dos EUA, o Saratoga Race Course. Visite dois castelos insulares nas Thousand Islands (as mil ilhas) ou assista a representações artísticas em uma vila vitoriana próxima ao lago em Chautauqua-Allegheny.
new_york_state_capitol_albany_ny_usa
Albany
 
Na cidade de Nova York, assista a um show na Broadway, suba ao terraço de um arranha-céu para apreciar a famosa vista do horizonte ou visite o Memorial Nacional de 11 de Setembro, um tributo inspirador à capacidade de recuperação norte-americana. Em uma viagem de carro obrigatória, dirija pelo deslumbrante Vale do Hudson, parando para ter uma amostra da cozinha deliciosa no renomado Culinary Institute of America. Faça um tour pela Academia de West Point, a mais antiga academia militar dos EUA, e visite casas históricas como a mansão Vanderbilt e a residência do presidente Franklin Delano Roosevelt.
mansão Vanderbilt
 
o belíssimo Adirondack Park é maior do que Yellowstone e Yosemite juntos, com quilômetros de canais navegáveis para remar e 46 altos picos a alcançar. O Letchworth State Park é chamado de Grand Canyon do Leste devido à vista que está à altura do nome. E a beleza das praias de areia branca de Long Island só é superada pelo pôr de sol no farol de Montauk Point.
Adirondack Park
 
Para os amantes de esporte
além de conhecer uma das equipes famosas de Nova York que atuam na Major League e na Minor League, de Brooklin a Buffalo, os fãs podem celebrar os esportes nos Halls da Fama, como o de beisebol em Cooperstown e o de boxe na região central do Estado. O Hall da Fama das corridas de cavalos fica junto ao grandioso Saratoga Race Course, o evento esportivo mais antigo do país. Celebre o “Miracle on Ice” no museu e centro olímpico de Lake Placid.
 
Museus imperdíveis
o mundo inteiro conhece os incríveis museus de arte da cidade de Nova York. O Corning Museum of Glass oferece demonstrações ao vivo de insuflação de vidro. O museu em Bethel Woods explora os anos 1960 no local em que aconteceu o festival de música de Woodstock. A casa Eastman conta a história da fotografia e dos filmes. O bucólico campus do museu de Adirondack apresenta a vida na região em meio a vistas arrebatadoras.
woodstock
 
O paraíso das compras
As lojas da Quinta Avenida e da Madison Avenue, em Nova York, são conhecidas em todo o mundo. Marcas igualmente famosas estão disponíveis com descontos em centros comerciais como Woodbury Commons, no Vale do Hudson. Compras luxuosas estão à espera em Long Island, em lugares como os Hamptons e o Miracle Mile em Manhasset. O Destiny USA, em Siracusa, é um dos maiores shopping centers dos EUA, com opções de compras, alimentação e entretenimento.
destiny-usa
 
A cidade de Nova York é cosmopolita, atraindo pessoas de todo o mundo. Tudo o que acontece nesse lugar é icônico: da silhueta da cidade ao longe até as lojas e as incríveis luzes da Times Square. Se você nunca esteve aqui, pode se sentir perdido com tantas atividades “obrigatórias” dessa grande cidade. Não importa qual seu itinerário: são três lugares que simplesmente não dá para perder em Nova York: Macy’s Herald Square, Empire State Building e Times Square.
Estatua
Lucas-ny-17
lucas-Ny13-696x928
Seja qual for a sua escolha, Nova York fascina – há algo para todos os gostos.
 
 
 

1 Comentário

  1. Boa tarde Val!

    Parabéns pelo blog.
    Gostei bastante! Estou esclarecendo muitas dúvidas sobre os EUA, em especial, a querida Miami que gostaria de conhecer.
    Ainda mais sucesso e visualizações!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here