Novo Mexico

0
1771

No Novo México, nos EUA, as culturas antigas ainda existentes, intrigantes paisagens, fronteiras inexploradas e características únicas tornaram o estado um refúgio para os artistas e amantes de atividades ao ar livre. É um lugar onde simples atividades transformam-se em ricas experiências. O Novo México é um lugar para se visitar e se aventurar na abundante cultura que alimenta seu espírito e preenche sua alma.

O slogan oficial do estado do New Mexico, é ‘The Land of Enchantment’, a Terra do Encantamento. Mas é preciso dizer que este é um encantamento diferente pois o estado de New Mexico situa-se em uma das regiões mais áridas do país, entre os desertos do Texas e Arizona, ao norte da fronteira com o México. É o quinto maior estado em área do país, depois do Alasca, do Texas, da Califórnia e de Montana. Para quem gosta de verde esta não é exatamente uma região de natureza exuberante, mas sim de outras formas belas que a natureza também sabe apresentar, durante os dias, o calor do deserto, e durante as noites, o frio das grandes altitudes.

welcome

Foram os espanhóis os primeiros europeus a chegar à região que, mais tarde, receberia o nome de Nuevo Mexico, liderados primeiramente pelo conquistador Alvar Núñez Cabeza de Vaca, e mais tarde por Hernán Cortés de Monroy y Pizarro. Ambos vieram à procura de riquezas, principalmente ouro e prata. Em 1610 já haviam construído, em Santa Fe, que seria a capital estadual, e o Palácio dos Governadores, que resistiu à passagem do tempo, e ainda permanece como o mais antigo prédio público continuamente ocupados dos Estados Unidos.

Antes da chegada dos espanhóis, a região era dominada há séculos pelos nativos Pueblos e, como seria natural, eles não ficaram nada satisfeitos com a chegada daqueles estranhos conquistadores, trazendo armas e cavalos. A animosidade logo se transformou em guerra, e em 1680 os Pueblos conseguiram até mesmo expulsar os espanhóis de suas terras. Em 1692, no entanto, os conquistadores voltaram com reforços e conseguiram subjugar os nativos. Mesmo assim, muitas comunidades Pueblo resistiram, embora bastante enfraquecidas.

Uma imagem característica do New Mexico são os Pueblos, que serviam de habitação aos indígenas. Diversos pueblos foram preservados, continuam servindo de moradia e estão até mesmo abertos à visitação. Em todo o estado existem dezenas de pueblos, mas a maior parte deles foi completamente descaracterizada pelos moradores atuais. O Pueblo mais conservado e que realmente vale uma visita é o de Taos, ao norte da cidade de Santa Fé. Taos foi construído por volta de 1450, e ainda permanece habitado. Como é muito visitado por turistas, há sempre indígenas prontos a conduzir os visitantes em tours.

Ainda hoje, a forte influência da cultura espanhola, mesclada à Pueblos, pode ser constatada em todo o Novo Mexico, não apenas na língua e nos nomes – o espanhol é muito falado na região – mas também na arquitetura, cultura, gastronomia e música e também em muitos artigos característicos da região, tais como artesanato, cerâmica, tapetes e jóias.
Além dos Pueblos, o território de Novo Mexico foi lar de outras etnias nativas famosas, como os Navajos e Apaches, sempre presentes nos antigos westerns de Hollywood.

Após o declínio do poderio espanhol nas Américas, Novo Mexico foi incorporado pelo Mexico, em 1821. Vinte e nove anos mais tarde, no entanto, após a guerra entre Estados Unidos e Mexico, a região foi anexada em 1850 pelos norte americanos, primeiramente como território, e em 1912 como um novo estado.

As terras áridas de Novo Mexico são ricas no subsolo, principalmente em jazidas de petróleo, zinco e cobre. Também aqui estão as maiores reservas americanas de urânio, o que, durante a segunda guerra mundial, foi decisivo para a escolha desta região para sediar o centro de pesquisa de energia nuclear de Los Alamos, onde foi construída a primeira bomba atômica. Na época, o projeto de desenvolver a primeira arma atômica, considerado ultra-secreto, recebeu o nome em código de Manhattan Project, e foi desenvolvido em Los Alamos. Quando a arma ficou pronta, o primeiro teste nuclear da história também foi feito no estado, na localidade conhecida como Carrizozo.

The-first-nuclear-bomb-test-

energia nuclear de Los Alamos,

As fontes de águas minerais Ojo Caliente têm sido um local de encontro e uma fonte de cura por centenas, até milhares de anos. Você pode desfrutar das fontes termais e aumentar o seu relaxamento com uma massagem ou qualquer um dos inúmeros tratamentos de spa.
A cidade balneário Truth or Consequences é um enclave de artistas com muita personalidade, além de uma grande variedade de fontes térmicas naturais.

Uma paisagem bastante diferente do que predomina no restante do estado é oferecida por White Sands (areias brancas), maior campo do mundo de dunas de areia de gesso, branco que cega e rodeado pelas montanhas San Andres e Sacramento. As dunas cobrem 712 quilômetros quadrados do deserto de Chihuahua, e estão constantemente mudando à medida que são movimentadas pelos ventos constantes do sudoeste, a quase mil e duzentos metros acima do nível do mar, a região é considerada o maior depósito natural de gipso (sulfato hidratado de cálcio cristalizado).  Montanhas brancas, entremeadas com tufos de vegetação, e que contra o céu azul fornecem visuais incríveis e a alegria dos fotógrafos e dos turistas. White Sands National Monument fica situado 24 quilômetros ao sul da localidade de Alamogordo.
E você vai coletar areia branca em White Sands, mesmo que não queira. Reviste os seus bolsos, os seus punhos, as suas meias… a areia estará lá.

white-sands-national-monument 2

White Sands National Monument1

A nação indígena pode ter perdido a quase totalidade de suas terras e poderio para o homem branco, mas ainda hoje, continua a cultivar muitas de suas tradições. Um dos melhores eventos para testemunhar isto é durante o Gathering of the Nations Powwow, o que corresponde mais ou menos a uma reunião anual das famílias indígenas. O evento acontece na arena coberta da universidade do Novo Mexico, em Albuquerque. Há exibição de danças com vestimentas típicas, competições, torneios, pratos típicos, artesanato e até escolha da Miss Indian World, um tipo de concessão aos novos tempos. A festa geralmente acontece em abril, e coincide com outras festas típicas, como a do Founders Day (Dia dos Fundadores), que celebra a fundação da cidade de Albuquerque, em 1706.
Até hoje os descendentes dos índios Apache, Pueblo, Suma, Hopi, Zuni e Navajo, vivem basicamente do artesanato, por isso, encontram-se em quase todo lugar por aqui postos de comércio, onde são oferecidos tapetes, trabalhos em prata, roupas índias, cocares, mocassins, cerâmica, colares e adornos com pedras semipreciosas da região. Muitas das peças são autênticas obra de arte indígena, e costumam ser vendidas por bons preços.

Grand-Entry

Dancers from tribal nations begin to enter the arena Friday, April 28, 2006, in Albuquerque, N.M., for the beginning of the 2006 Gathering of Nations Pow Wow. (AP Photo/Albuquerque Journal, Roberto E. Rosales)

Santa Fe, a capital do Novo Mexico, é uma cidade histórica e totalmente diferente das cidades típicas americanas. É um dos locais que mais atrai turistas ao estado e a razão está principalmente em sua aparência, que faz lembrar um museu arquitetônico e cultural ao ar livre. A grande maioria de construções em sua parte central preserva o estilo indígena característico da região, semelhante aos Pueblos. É uma das cidades mais antigas do país, e estima-se que foi fundada entre os anos 1050 e 1150, pelos nativos da região. “A Cidade Diferente”, só permite novas construções dentro do estilo arquitetônico característico dos Pueblos, e tem vários locais que valem ser visitados, como o New Mexico Museum of Art, Museum of Indian Arts and Culture e a prestigiada Cathedral Basilica of Saint Francis of Assis.

Before 16th century, Taos, New Mexico, USA --- Taos Pueblo --- Image by © Michael T. Sedam/Corbis

Museum of Indian Arts and Culture

Santa Fe realiza alguns de seus eventos mais populares na praça. Todo mês de agosto, ‘A cidade diferente’ prepara-se para o mercado indígena, o maior evento do gênero nos EUA. Ele atrai mais de 1.000 artistas nativos de 100 tribos norte-americanas, que apresentam seu artesanato em barracas na praça e ruas próximas, um imã para compradores, colecionadores e proprietários de galerias do mundo todo. Todos são bem vindos a fazer compras ou apenas assistir a dança dos nativos americanos em trajes típicos e competições de trajes. Para completar a experiência, visite o Museu de Artes e Cultura Indígena.

SFIM

Pouco antes do mercado indígena vem o mercado espanhol (um segundo Mercado espanhol semelhante é realizado no início de dezembro, no Centro de Convenções Sweeny). Uma cena vibrante, com barracas, comida e música na praça e em torno dela, o foco aqui é a herança ibérica do Novo México. Mais de 100 artistas hispânicos locais expõem e vendem móveis artesanais, peças em estanho, cerâmica, joias, cestos e têxteis.

Pouco ao sul da cidade de Roswell está situado Carlsbad Caverns National Park, provavelmente a principal atração turística de New Mexico. Acima do solo, esta região do estado tem a beleza extrema e implacável do norte do deserto de Chihuahua. Sob a superfície, porém, há outro universo. No estado existem dezenas de cavernas, mas Carlsbad é a mais profunda dos Estados Unidos, Todo trajeto interno é feito ao longo de vias pavimentadas, onde, por cerca de três horas, verão câmaras, corredores, salões e ambientes diversos, iluminados artificialmente para que os visitantes possam apreciar as belezas deste mundo subterrâneo. Ao final do tour, um elevador conduz os visitantes de volta à superfície. O principal salão subterrâneo é conhecido como Big Room, e tem dimensões de 1.220x191x78 m.  um passeio que evoca a sensação de viagem ao centro da Terra.

Carlsbad_Interior_Formations

caverna 1

Albuquerque é a maior cidade de New Mexico, foi fundada em 1706, tem forte influência cultural indígena, está situada a mais de 1600 m de altitude, ao norte do deserto de Chihuahuam e recebeu este nome em homenagem ao nobre espanhol Francisco de la Cueva, conhecido como Duque de Alburquerque. Dois prédios com topo em formado de pirâmide, ocupados pelo Albuquerque Plaza e pelo Hyatt Regency Albuquerque, representam para Albuquerque o mesmo que a estátua da liberdade para NY.

albuquerque-abq-downtown

Realizada todos os anos desde 1972, Albuquerque International Balloon Fiesta atrai mais de 80.000 pessoas, que passeiam entre os balões no campo de lançamento de 32 hectares e conversam com os pilotos que se preparam para a decolagem. Quase todas as manhãs do evento de 10 dias há uma patrulha da madrugada — balões selecionados levantam voo antes do sol nascer, brilhando como lâmpadas gigantes — um pouco mais tarde, acontece a ascensão em massa de todos os balões, um maravilhoso espetáculo monocromático de duas horas. Alguns pilotos competem em eventos como pegar a chave (que implica pegar um conjunto de chaves na extremidade de um poste alto) e competições de distância; além disso, duas das manhãs oferecem Special Shape Rodeos, quando os balões de formas divertidas, como cogumelos, bruxas, vacas e diligências levantam voo. Chegue cedo — talvez às 5h30 nos fins de semana — para evitar a multidão e sentir como se tivesse 12 anos novamente.

Albuquerqueballoonfiesta

travel-to-alburquerque
No Novo México, a emoção ao ar livre está por toda a parte.
Uma terra de contrastes e que faz por merecer o lema ‘The Land of Enchantment’, a Terra do Encantamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here