Oklahoma

0
5204

De florestas a dunas de areia, de pradarias a pântanos de ciprestes, o relevo do estado de Oklahoma, nos Estados Unidos, é o mais diversificado por quilômetro quadrado do país.

okc

oklahoma 1

Importante devido à agricultura e também pela produção de petróleo e gás natural, o estado tem seu nome associado principalmente às grandes planícies, campos, gado e à ainda forte presença de descendentes indígenas. Até hoje mais de vinte diferentes idiomas nativos são falados no estado, um recorde nacional. E o próprio nome destas terras tem origem na palavra ‘Okla Humma’, que no idioma da etnia Choctaw significa Gente Vermelha. A famosa “terra vermelha” — é vermelha devido ao teor de ferro.

majestic

Oklahoma-Wichita-Mountains-panoramio

Glass Mountains, OK

Oklahoma divide-se em regiões conhecidas como Frontier (em torno da capital), Green (noroeste), Kiamichi (sudeste), Lake & Trail (sul), Great Plains (sudoeste) e Red Carpet (noroeste) e seus habitantes são conhecidos pelos apelidos de ‘Okies’ ou ‘Sooners’. A capital estadual é Oklahoma City e Tulsa a segunda cidade mais importante. O que mais se vê em Oklahoma é gente com roupa de cowboy e gente com descendência indígena, todos com um delicioso sotaque que parece inglês cantado.

Oklahoma também conta com a sede das 39 nações de nativos americanos, a maior estrada, a Rota 66 (com algumas das atrações de estrada mais bem preservadas), museus de arte ocidentais de categoria internacional e a vida real de vaqueiros, que se pode ver em ação nos leilões que ocorrem duas vezes por semana em Oklahoma City Stockyards.
O maior crânio de dinossauro do mundo, um crânio de Pentaceratops com 3,2 metros altura está no Museu de História Natural Sam Noble de Oklahoma, em Norman.

This has the largest skull of any land animal ever found.

Oklahoma tem muitas histórias para contar relacionadas à conquista do oeste, batalhas contra índios, ataques da cavalaria e coisas do gênero, muitas delas vistas em antigos filmes de cinema e televisão. Um dos ícones remanescentes deste período é Fort Sill, onde ficavam os soldados da nona e décima cavalarias americanas. Ainda hoje Fort Sill permanece ativo, e na verdade é o único forte construído pelo governo americano durante as guerras contra os índios, que não foi desativado.

Fort Still

Durante o ‘Red Earth Festival’, que acontece todos os anos no estado, mais de mil descendentes de diferentes nações indígenas reúnem-se para participar de eventos, danças típicas e cultuar suas tradições. Outra ocasião boa para conhecer a cultura e as tradições de Oklahoma é durante a Oklahoma State Fair, que acontece durante o mês de setembro na capital do estado. Outra atração muito interessante é ‘National Indian Hall of Fame’, onde é uma homenagem às tribos indígenas da America.

Red-Earth-Native-American-Cultural-Festival

Já o ‘Southern Plains Indian Museum and Crafts Center’ é famoso pela qualidade de seus trabalhos. Todos situam-se na capital estadual.
O termo ‘Indian Wars’ é usado para designar as muitas batalhas travadas entre o governo americano e os povos indígenas originalmente habitantes do país. Estas guerras tinham como objetivo expandir cada vez mais em direção oeste, o território já ocupado pelos colonizadores, visando a ocupação de costa a costa, mesmo que isto representasse a extinção daquela civilização. Atualmente a população indígena do país corresponde a somente 1,5% do total do país.

No sudoeste de Oklahoma, os 86 quilômetros do Caminho Panorâmico Nacional de Talimena atravessam uma das mais altas cadeias montanhosas entre os Apalaches e as Montanhas Rochosas. A estrada tem curvas sinuosas e colinas ondulantes, e a Floresta Nacional Ouachita que a circunda oferece excelentes vistas e trilhas para caminhadas.

Florest

ca. 1978-1980, Oklahoma, USA --- Turner Falls --- Image by © David Muench/CORBIS
ouachita-national-forest

Viaje por uma estrada clássica pela rota 66 de Miami a Arcadia, incluindo o Route 66 Vintage Iron, um popular museu de motocicletas em Miami; o Rocks Café em Stroud, construído em 1936, com paredes que têm rochas extraídas da escavação original da Rota 66; o Museu de Motos de Seaba Station, em Warwick; e a POPS, um posto de gasolina em Arcadia com uma escultura de 22 metros de uma garrafa de refrigerante e mais de quatrocentos sabores de refrigerante à venda. Também em Oklahoma: o Museu Nacional da Rota 66, em Elk City; o Museu de Oklahoma da Rota 66, em Clinton; e o Centro Interpretativo da Rota 66, em Chandler.

Rota 66

Quem tem vocação para cowboy vai se divertir visitando Creekside Guest Ranch, onde se pode andar a cavalo e até mesmo tentar conduzir o gado pelos campos. Outra opção para contato com a natureza em estilo local é no Deer Ranch Lodge, em Durant, onde há trilhas, caminhadas e pernoites em cabanas rústicas em volta de fogueiras, bem ao estilo dos cowboys. O culto aos heróis do oeste também está presente na pequena cidade de Gene Autry, onde o Gene Autry Oklahoma Museum tem armas, posters, fotografias e uma grande variedade de objetos pertencentes a famosos cowboys do cinema, como Roy Rogers, Hopalong Cassidy, Tex Ritter e Gene Autry.

museu 2

Mark Hockensmith wrangles cattle at the Armitage family ranch in Claremore, Oklahoma.

Tornados são comuns em Oklahoma, já que o estado situa-se numa região do país conhecida como Corredor de Tornados, que vai de norte a sul, entre os estados do Texas e as Dakotas.

A tornado passes across south Oklahoma City, Monday, May 20, 2013. A monstrous tornado roared through the Oklahoma City suburbs, flattening entire neighborhoods with winds up to 200 mph, setting buildings on fire and landing a direct blow on an elementary school. (AP Photo/The Oklahoman, Paul Hellstern)

A região chamada de ‘Red Carpet’ é uma das mais interessantes do estado, pois há muito tempo havia aqui um mar pré-histórico, que ao secar formou dunas de areia, montanhas de formato estranho e cavernas. Nesta parte de Oklahoma merecem destaque os parques estaduais de ‘Little Sahara’ e ‘Beaver’. No leste do estado a região mais famosa é formada pelas Ozark Mountains, maior área verde de Oklahoma.

sahara

Paraíso das compras
Langston’s Western Wear, Joe’s Boots, Outlet Shoppes at Oklahoma City e Sheplers (Oklahoma City)
Woodland Hills Mall (Tulsa)

mall

A região conhecida como Kiamichi é a parte montanhosa do estado. Os pontos mais bonitos são a Ouachita National Forest, e as montanhas de Kiamichi e Sans Bois. É uma área verde com rios correndo entre as matas, e um dos locais preferidos dos moradores da região para acampar, pescar, caçar, vôos de asa delta e outros esportes ao ar livre. O Raymond Gary State Park tem locais destinados a canoagem e acampamento, enquanto o Clayton Lake State Park dispõe de áreas especiais para quem está viajando com trailer, com toda a infra estrutura para acampar.

flying-l-guest-ranch

Motorhome

Lazer ao ar livre
-Tierra colorada del Little Sahara
-Faça rappel no Parque Estadual Red Rock Canyon ou salte de pedra em pedra e escale no Parque Estadual Robbers Cave
-Alugue um quadriciclo para andar pelas dunas do Parque Estadual Little Sahara
-Mergulhe com tanque no lago Tenkiller
-Faça um tour das cavernas do Parque Estadual Alabaster Caverns

Alabaster Cavernsalabaster
-Pesque no Parque Estadual Lake Texoma ou no Parque Estadual Beavers Bend
-Caminhe pelo Parque Estadual Natural Falls ou pela Black Mesa, ponto culminante do Oklahoma.

Visite Oklahoma e surpreenda-se!