Passo a passo para tirar o visto americano.

0
2389

Saiba como solicitar a permissão exigida aos turistas que desejam visitar os Estados Unidos.

Em média, o governo dos Estados Unidos processa 1,2 milhão de pedidos de visto de brasileiros por ano. Nem a alta do dólar freou a demanda pelos vistos de turismo. A média de aprovação das solicitações brasileiras chega a 96%, afirmou em março a embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde.

O governo americano já declarou a possibilidade de incluir o Brasil em seu programa de isenção de vistos e afirmou que esse é um tema que voltou a ser discutido bilateralmente. No entanto, alguns pontos exigidos pelos Estados Unidos, como a interação entre os dois sistemas de controle de imigração dos países, ainda dependem de uma posição do governo brasileiro.

Além dos Estados Unidos, outros países também exigem dos brasileiros a apresentação do visto nas alfândegas e fronteiras de seu território. Entre eles estão Japão, China, Austrália e Índia, assim como a maioria dos países da África e Europa oriental – nestes casos, é preciso procurar o consulado dos países no Brasil. Brasileiros que viajam pela América do Sul ou a países que pertencem à União Europeia não necessitam de visto de entrada. Enquanto a isenção do visto não sai, VEJA.com reuniu dicas em um passo a passo para quem pretende tirar o visto de turismo americano.

Confira a seguir:
Formulário
O primeiro passo para tirar o visto americano é preencher o formulário de solicitação DS-160. Ele está disponível somente na versão on-line, no site do Departamento de Estado americano. As perguntas estão em inglês, mas a versão traduzida aparece quando o cursos é posicionado sobre o texto. Como o formulário é longo, é possível salvar as informações para continuar preenchendo em outro momento.

Documentos e informações necessárias
Ao preencher o formulário, tenha em mãos seu passaporte; informações sobre suas últimas viagens aos EUA, caso você já tenha visitado o país; informações sobre seu trabalho atual ou currículo escolar; e dados sobre seu itinerário de viagem. Antes de enviar o formulário, é preciso selecionar a cidade onde será realizada a entrevista pessoalmente na Seção Consular. No Brasil, é possível agendar entrevistas em Recife, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Agendamento da entrevista
O agendamento da entrevista pode ser feito pelo site ou pelo Call Center. Famílias de até dez pessoas podem marcar a entrevista para o mesmo horário, mas cada membro deve ter preenchido seu próprio formulário DS-160 e pagar a taxa de solicitação individual.

Pagamento da taxa
Durante o processo de agendamento, é necessário pagar a taxa do visto (MRV). O valor da taxa é de 160 dólares para o visto de turismo, que pode ser pago com cartão de crédito ou por meio de um boleto bancário. É imprescindível guardar o recibo de pagamento para programar o agendamento.

Fotografia e impressões digitais

centro de atendimento
Além da entrevista no consulado, é preciso agendar a visita ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV), que deve ser feita na semana anterior à entrevista na Seção Consular. Lá são tiradas as fotos e coletadas as digitais. É importante levar o recibo de pagamento da taxa MRV, o passaporte válido por pelo menos 6 meses a partir da data da viagem e passaportes anteriores, além da confirmação do formulário DS-160. Solicitantes acima de 66 anos ou com até 15 anos estão isentos da coleta de impressões digitais – nestes casos, o solicitante ou seus representantes deverão entregar, além dos outros documentos, uma fotografia 5X7 no centro de atendimento.

Entrevista
No dia da entrevista, o solicitante deve comparecer à embaixada ou a um dos consulados com o passaporte válido e os passaportes anteriores e a página de confirmação com o código de barras do formulário DS-160. Outros documentos que demonstrem condições financeiras para custear a viagem e retornar ao Brasil e que evidenciem vínculos com o país, como passaportes de membros da família, carteira de trabalho e declaração de imposto de renda, podem ajudar a obter o visto. Dentro do consulado só é permitida a entrada dos solicitantes com entrevista agendada. Menores de idade podem entrar com acompanhantes. É proibida a entrada com bolsas, telefones celulares ou outros aparelhos eletrônicos – todos os visitantes são examinados pelo pessoal da segurança antes da entrada. Pessoas com menos de 15 anos ou mais de 66 anos ou que pedem renovação do visto vencido a menos de quatro anos são dispensados da entrevista. No entanto, caso a embaixada ou consulado julgue necessário, essas pessoas podem ser convocadas também.
A entrevista costuma ser o passo mais temido do processo de solicitação do visto. Mantenha a calma e confirme os dados apresentados no formulário.

Entrega

correios-sedex-sao-paulo-20080701-original
O passaporte com visto, que tem validade de 10 anos, pode ser entregue em um endereço residencial ou comercial. Outra opção é retirar o documento diretamente no CASV, conforme a opção adotada no momento do agendamento da entrevista. Um e-mail será enviado ao solicitante com o número de rastreamento da entrega. Com ele, é possível acompanhar o andamento da entrega pelo site dos serviços de solicitação de visto para brasileiros. Os passaportes são entregues de dois a sete dias úteis após o dia da entrevista.
Mais Informações:
http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/nonimmigrant-visas.html