Saiba como um intercâmbio de estudos pode mudar a sua vida.

0
2679

Intercâmbio é a troca de experiências, de aprendizado e de cultura. O processo envolve relações culturais entre povos de diferentes regiões ou países. Pode ser definido como a disposição de ir ao encontro do outro, em seu local de origem, levando o que se é, o que se sabe, as expectativas e os conhecimentos que detém, com o espírito de dar e receber. A partir disso se estabelecem trocas de vivência e de informações e, junto ao outro, a pessoa amadurece e compreende as diversidades e as diferenças.
É uma ação concreta de estudos, de busca de informações, de construção do conhecimento formal. Ao final do processo, o indivíduo volta acrescido de novas relações e valores, e pode colaborar para o bem-estar das pessoas de todo o mundo ao aplicar seus novos conhecimentos e maneiras de ser e de ver a vida cotidiana. Influencia, assim, a família, os amigos e os ambientes educacional e profissional, o que resulta na construção de uma sociedade mais tolerante e fraterna.

Importância
Trata-se de mais uma oportunidade de aprendizado, de estabelecimento de contato com novas culturas, de apropriação de novas informações ou novos formatos de entendimento do mundo, das pessoas e das coisas. Na sociedade moderna, que valoriza a capacidade de comunicação em diferentes línguas e códigos sociais e o estabelecimento de relações que envolvam diferentes modos de vida e valores, preza-se pessoas capazes de respeitar o mundo e as pessoas, e com elas aprender.
Em algumas áreas de formação, a experiência tem sido considerada como uma necessidade para melhor se posicionar no mercado de trabalho, havendo até mesmo a necessidade da internacionalização para o exercício profissional.

intercambio_usa
Vantagens
• Complementação da formação humana, focada na troca de experiências e de conhecimentos;
• Estabelecimento de uma ampla e compreensiva visão de mundo;
• Agregação ou aperfeiçoamento concreto de novos conhecimentos, técnicas e habilidades;
• Oportunidade de amadurecimento, proatividade e auto-dinamismo;
• Perfil diferenciado na busca de uma oportunidade de trabalho no mercado, na consolidação de uma posição ou mesmo no incremento da carreira;
• Fluência em um ou mais idiomas;
• Valorização do currículo sócio-profissional;
• Realização de um sonho.

Riscos e Adaptação
Sim, há riscos. Trata-se de uma nova experiência de vida, em local distinto do seu. É sempre um novo começar, estabelecer novas relações, fazer novas amizades, conhecer novos locais, experimentar novas comidas e adaptar-se.
Estar longe da família é sempre um motivo de apreensão para todos os envolvidos. É preciso controlar o pessimismo, enxergar tudo como mais uma oportunidade de aprendizado e de construção de conhecimentos sobre si e sobre os outros. Cuidar-se, portanto, é fundamental, pois muitos riscos podem ser evitados com planejamento e prevenção, que auxiliam o aluno a treinar o auto-discernimento, a tomada de atitudes e decisões, a ser responsável sobre si e sobre suas ações, resultando no amadurecimento. Para isso é preciso que a família estabeleça seus limites de intervenção, concedendo ao aluno liberdade para agir, apoiado por valores e regras estabelecidos.
A experiência é carregada de sentimentos contraditórios. Por isso, a comunidade local e outros estrangeiros são sempre receptivos, muito embora no início possam ser, de certa forma, reservados. A sugestão é apoiar-se na estrutura da própria escola, nas pessoas e, também, nas atividades proporcionadas.
É imprescindível estar atento ao que está acontecendo ao seu redor, também no quesito segurança. Recomenda-se cautela, sair sempre com o grupo de colegas/amigos para locais seguros e movimentados, e desconfiar de propostas de estranhos.
Buscar informações e participar das atividades é o caminho certo para uma boa adaptação e aproveitamento. Por mais diversa que seja a cultura, deve-se respeitá-la, assim como os hábitos cotidianos locais. A obediência às leis e às normas de conduta são essenciais para ser respeitado e aceito em uma comunidade. Atenção extra deve ser dispensada ao excesso de informalidade, de liberdade e, mesmo, à improvisação.

brasileua

 

Estados Unidos possuem a capacidade ímpar de receber os mais diferentes tipos de intercambistas.
Cinquenta estados, quase dez milhões de metros quadrados de extensão territorial e mais de 300 milhões de habitantes. Todos os números utilizados para descrever os Estados Unidos são grandiosos. E não poderiam ou deixar de ser, já que eles representam uma das maiores potências mundiais do nosso tempo.
E é por causa de seu imenso território que os Estados Unidos possuem a capacidade ímpar de receber os mais diferentes tipos de intercambistas.
País que mais reúne diversas modalidades de intercâmbio, os Estados Unidos também são versáteis em relação aos destinos. Há opções para quem gosta de neve ou calor, metrópoles ou cidadezinhas mais aconchegantes, praias ou desertos.
Muitas são as cidades buscadas pelos estudantes que deixam o Brasil para passar uma temporada no país do Tio Sam.
Intercâmbio é sinônimo de muito estudo, trabalho ou de ambos, mas é claro que a diversão deve fazer parte do pacote. Depois de um dia de muitas atividades, sair à noite para badalar é uma ótima maneira de mergulhar na cultura do local, treinar o idioma e ainda conhecer gente nova. Uma excelente opção é Nova York, pois tem a noite mais movimentada do país. Manhattan reserva as baladas mais classudas – cheias de modelos e celebridades. No Brooklyn, o bairro de Williamsburg tornou o recanto de quem não quer esperar horas em filas.
Chicago, Miami, San Diego, San Francisco, Fort Lauderdale, Aspen entre outas cidades são grandes metrópoles essencialmente turísticas com variedade de lazer, bares, restaurantes e cultura pra todo lado.
Muitas empresas no Brasil oferecem um ótimo serviço junto aos intercambistas, mas empresas americanas com atendimento em português dão total suporte aos estudantes brasileiros, inclusive no auxilio com o visto de estudante.

Sem dúvida alguma, essa experiência incrível valerá muito a pena. Porque você ainda verá de perto famosas obras de arte, monumentos, lindíssimas praias e desfrutará da culinária local. Será uma experiência que encherá sua bagagem cultural para sempre.

Você, definitivamente, não voltará o mesmo!

http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/students.html